Cristãos deixam Iraque após nova onda de pressão
20/02/2024 10:07 em Igreja perseguida

Hoje é comemorado o Dia Internacional da Justiça Social. A iniciativa de criar a data foi da Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de promover a paz, o desenvolvimento dos países e a manutenção da dignidade humana. No entanto, em países da Lista Mundial da Perseguição 2024, essa é uma realidade distante.  


Prova disso é que uma nova onda de cristãos está deixando o 
Iraque. O líder cristão Louis Sako, que atua em uma igreja histórica do Iraque, mais uma vez declarou sua preocupação sobre a situação da comunidade cristã iraquiana. “O estado de instabilidade e falta de equidade provocou um novo fluxo de migração”, disse o líder cristão em entrevista. 


De acordo com Louis Sako, 
100 famílias emigraram de Qaraqosh, na planície de Nínive, nos últimos meses. Além deles, dúzias de famílias de outras cidades, como Ankawa, na região do Curdistão, também enfrentam ansiedade sobre o futuro e a falta do pagamento dos salários há meses.  

 

“Por causa da marginalização total ou parcial, os poucos cristãos que ficaram enfrentam sofrimentos como sequestros e assassinatos desde 2003, seguidos pela ocupação do Estado Islâmico em Mosul e cidades na planície de Nínive. Se não fosse pelo acolhimento do Governo Regional do Curdistão e pelo socorro emergencial das igrejas na reconstrução das casas depois da libertação, os cristãos deslocados internos estariam como o povo em Gaza, na Palestina, sabendo que o governo central não providenciaria nada para eles”, acrescenta Sako.  

 

Quem se importa?  

 

O líder cristão também afirmou que “os ataques a cristãos continuam. Suas habilidades, seus trabalhos, o tamanho das propriedades, sua herança, sua história e seu legado cristão são alvos. Há também casos de conversão forçada ao islã pelo Estado Islâmico e é falha a preservação dos direitos deles, como uma medida de apagamento da comunidade cristã”.  

 

As medidas dos governantes são ineficazes nesse cenário. “Eles continuam dizendo palavras bonitas, mas não tomam ações. Foi o que aconteceu quando o jovem cristão Samer Salah Al-Din foi morto em uma vizinhança de Bagdá. Qual o resultado da investigação sobre a tragédia que ceifou a vida de centenas de cristãos no casamento [em 2023]? Mais de um milhão de cristãos emigraram, a maioria com qualificação acadêmica, econômica e habilidades científicas, mas quem se importa?”  

 

Pedidos de oração 

  • Clame a Deus por forças para sobreviver para a igreja no Iraque.  
  • Ore por cura dos traumas causados pela perseguição.  
  • Interceda pelo trabalho das igrejas em apoiar as famílias cristãs afetadas pela perseguição.  
  • Peça a Deus por uma vida digna para os seguidores de Jesus perseguidos por causa da fé cristã.  

Fonte: https://portasabertas.org.br/noticias/cristaos-perseguidos/cristaos-deixam-iraque-apos-nova-onda-de-pressao

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!